sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

3 Regras para começar


BONSAI: Três Regras básicas para o Sucesso!


É razoavelmente fácil conseguir um bom Bonsai se você seguir três regras de senso comum!

1. "Escolher as plantas que crescem bem em seu ambiente ou mudar de ambiente para atender as necessidades das plantas."

Um bonsai é simplesmente uma árvore ou arbusto que cresce em um vaso. O recipiente ideal ao seu crescimento e os cuidados necessários é ditado pelo tipo de planta a ser cultivada. Ex.: Pinheiros geralmente requerem bastante luz sobre suas agulhas, ou seja, devem ser cultivados única e exclusivamente em locais abertos com boa incidência de sol. Não existe o chamado "Bonsai de Interior", ou seja, bonsai para dentro de casa. É totalmente impossível? Não, porém terá que pesquisar plantas que requeiram menos horas de iluminação direta sobre as folhas e cultivá-las próximo à uma janela bem iluminada que permita a passagem da luz do sol ao menos em parte do dia. Que seja um local  bem ventilado e que durante o restante do período diurno não fique totalmente escuro, ou seja, tenha uma boa claridade mesmo que sem a luz direta do sol. Para compensar a falta de chuva sobre as folhas, galhos e tronco, você poderá usar um borrifador e ao menos uma vez por semana borrifar água sobre toda a planta, como se a estivesse lavando. 

2. "Escolha uma árvore que já tenha caráter e preparação para a criação do bonsai para evitar uma longa e difícil formação para chegar a uma árvore bela e emocionante."

Realmente não existem segredos. Até mesmo o melhor mestre de bonsai não pode produzir bonsai excepcional, com apenas uma pequena semente, com certeza ele irá utilizar ao menos algumas dezenas delas, germiná-las, deixá-las crescer por algum período, para só então selecionar dentre tantas, alguma muda que tenha caráter para tal. 

Mudas produzidas regularmente, para jardinagem ou agricultura, podem ter raízes longas e perpendiculares que circundam o recipiente onde foram plantadas incialmente, ou seja, não é realizado nenhum trabalho posterior após a germinação para seleção e melhoria da formação das raízes, um dos pontos principais na formação de um bom exemplar de bonsai e estes podem se tornar desafios assustadores para um iniciante e em alguns casos até mesmo aos mais experientes. Um bonsai requer um sistema radicular saudável e compacto. 

Iniciantes devem começar com plantas preparadas por mestres e bonsaístas experientes, o que em nosso país está aos poucos se tornando mais viável.

Porém ao selecionar uma planta em um viveiro, mesmo que não tenha sido trabalhada para bonsai, ou mesmo selecionar uma planta para um yamadori (retirada de plantas na natureza, procedimento não permitido por lei em nosso país), procure por um exemplar que já tenha um tronco interessante, com boa conicidade, movimentos sinuosos e até mesmo com aspectos de envelhecimento. Uma grande quantidade de galhos fortes, que possam ser selecionados para a formação de patamares (copas) e um sistema radicular superficial (nebari - parte visível das raízes) compacto. 

Em plantas muito jovens essa características provavelmente não estarão todas visíveis, ou mesmo, você não irá encontrar todas em uma só muda, porém justamente por serem jovens elas poderão ser trabalhadas. Se obtiver um exemplar jovem com ao menos uma delas, já terá reduzido em muito o caminho para chegar a um bom exemplar adulto.

Muda e pré bonsai de Schefflera
A imagem acima mostra uma muda de Schefflera à esquerda e um jovem Bonsai, ou também chamado de pré-bonsai, também de Schefflera à direita. O pré bonsai à direita, já em treinamento, é alguns anos mais velho e já foi plantado na rocha, tem um tronco mais grosso em relação ao seu diminuto tamanho, galhos fortes, e um sistema radicular compacto. Obviamente, se você começar com a árvore à direita, você terá muitos desafios na formação de um bonsai. O custo seria significativamente mais baixo, porém o trabalho muito maior. Com um pré bonsai o custo é mais elevado, mas existe um potencial muito maior!


Close de muda e pré bonsai de Schefflera
A foto em close das bases mostra a enorme diferença! A árvore jovem tem poucas ramificações. A raiz pivotante (raiz vertical principal) não foi retirada e quando ela bater no fundo do recipiente vai continuar a crescer ao redor do mesmo, o que torna o trabalho do nebari bem mais difícil. 

A árvore da direita tem raízes em torno da rocha, ou seja, as raízes crescem sobre a rocha, tem um tronco robusto e interessante, e tem diversas ramificações fortes. A formação do Bonsai deve ser enfatizada acima e abaixo da linha do solo. 

O sucesso é geralmente baseado na habilidade de uma pessoa para selecionar ou adquirir plantas com alto potencial para a formação do futuro bonsai. Porém muitos erros serão cometidos no princípio da formação, tanto do bonsai, como, e principalmente do bonsaísta e isso e de certa forma é até desejável, pois dará base para as próximas escolhas e direções à tomar. Não desista, essa será sua melhor escola.


3. "Para proporcionar um ótimo crescimento e desenvolvimento, dê as melhores condições para a planta crescer!"

Bonsai não são árvores raquíticas. São plantas saudáveis cultivadas em recipientes. De vez em quando eles atingem o limite de seus vasos e  podem precisar ter suas raízes podadas para melhorar a sua saúde e incentivar um crescimento mais forte. Com a quantidade adequada de água e luz, as raízes irão crescer fortemente quando você podá-las, o que proporcionará mais força ao seu exemplar. Irão surgir novos brotos que poderão dar a você uma nova visão de sua planta, muitas vezes até proporcionando um novo projeto.

Não esqueça de alimentá-las, pois diferente das árvores na natureza, ela não têm como buscar nutrientes fora do vaso, onde o substrato em pouco tempo ficará empobrecido destes nutrientes. Para isso utilize adubos e fertilizantes. Existem muitos no mercado, pesquise, se informe e escolha qual o melhor de acordo com sua preferência e necessidades de sua planta.

Ao escolher as plantas que irão prosperar com seus cuidados, começando por aquelas que têm o espírito e potencial para inspirar você, e criando as ótimas condições de crescimento, você irá aumentar muito suas chances de sucesso. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: