domingo, 10 de abril de 2011

Estilzando uma Duranta Repens - parte I

Está é a Duranta que estou estilizando. Esta planta foi adquirida em um garden  próximo a minha casa e foi dada como presente pelo amigo e também bonsaísta Mc Donald.

As primeiras providências que tomei foram colocá-la em um vaso de treinamento a fazer a assepsia da mesma, pois se encontrava repleta de cochonilhas de carapaça dura. A única solução que encontrei até o momento para essa praga foi a aplicação de óleo mineral ou óleo para dar brilho nas folhas em conjunto com inseticida. A carapaça da cochonilha protege-a do inseticida em uso sozinho, porém na mistura com o óleo causa asfixia e obrigada-a a levantar a carapaça para respirar, com isso o inseticida consegue penetrar e matá-la. Depois desse procedimento é necessária a raspagem do tronco e galhos para retirá-las. Na imagem abaixo da para observar pequenas manchas brancas onde se encontravam as cochonilhas.
Transplante 07.12.2010

Ao observar a planta logo imaginei o estilo varrido pelo vento devido à formação de seus galhos. Comecei então a selecionar os galhos, porém a maioria encontrava-se mortos. Optei por podar a maioria e usar apenas um deles como “jin” deixando apenas o tronco que sobe para manter a fotossíntese, evitando assim a morte deste galho e possível morte da planta.

Esboço para o projeto


Após a seleção dos galhos fiz a raspagem do galho a esquerda e a aplicação de calda sulfocálcica. Também aramei o primeiro galho e o ápice, mas não gostei do resultado, porém antes de mexer novamente aguardei as novas brotações visando melhores opções.



 
 
Aramação e aplicação de calda sulfocálcica - 07.02.2011


Novas brotações – 24.02.2011

11.03.2011
Após as novas brotações atingirem um bom tamanho, selecionei o galho que seria o novo ápice e podei acima deste, desta forma retirei o galho que havia sido aramado anteriormente e também o ápice anterior.

Poda e aramação – 25.03.2011

Realizei uma nova poda retirando os galhos em excesso e que considerei desnecessários. Fiz a aramação visando o estilo escolhido. Essa aramação pode parecer precipitada, porém os galhos da Duranta após se liquefazerem (amadurecerem) tornam-se muito rígidos e quebram-se com facilidade, dificultando o trabalho e risco de perder galhos importantes para estilização. Essa aramação foi feita com fio de cobre muito fino, pois os galhos são bem maleáveis nessa fase (o fio utilizado foi fio de telefone desencapado). Também foi feita a aramação de forma a deixar espaço entre o arame e o galho, ou seja, de forma bem solta, pois isso deixa espaço para que os galhos desenvolvam-se antes de começar a marcá-los, deve-se ficar atento a isso, assim que notar que os fios começam a marcar os galhos retire-os, pois marcas profundas ficam feias e dificilmente desaparecem. Se necessário, volte a aramar os galhos da mesma maneira com fios soltos.




 
Arames colocados de forma folgada

Espero que gostem da matéria, assim que houver novas evoluções no projeto volto a postar novas fotos para acompanhamento.

PARTE II

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: