domingo, 13 de março de 2011

Formação de um Hokidashi

O estilo Hokidashi

Hokidashi - vassoura

Este estilo é uma forma variante do estilo Chokkan por várias razões. Entre elas encontramos o tronco perfeitamente reto, o que é necessário para formação do estilo, a posição da copa se dá com o alinhamento vertical do tronco, ou seja, o ápice da planta deverá estar alinhado com a base do tronco, a distribuição dos três ramos principais é o mesmo do estilo Chokkan. Isto significa que:
● A primeira parte é para a direita ou esquerda.
O segundo vai em oposição ao primeiro, mas gira ligeiramente para o lado ou para trás para dar profundidade.
O terceiro é posicionado para trás.
● A distribuição dos demais galhos é feita de forma sucessiva aos primeiros diminuindo o comprimento final dos mesmos até o ápice, ou seja, ao olharmos a planta de cima e uma linha imaginária passando pelas pontas dos ramos do primeiro ao último galho obteremos uma espiral. 













A outra forma utilizada para a formação do estilo hokidashi é através da distribuição de ramos partindo diretamente do tronco, sendo que os ramos devem partir quase ao mesmo nível um do outro.
 

 


Nesta segunda forma, não há continuidade do tronco, de modo que os ramos movem-se para cima e para fora formando a copa.
Por fim, o nebari deve necessariamente ter um formato estrelado, ou seja, as raízes devem partir em todas as direções formando um desenho de estrela quando visto de cima.

Formação de um Hokidashi

Como o tronco deve ser necessariamente reto, deve ser trabalhada de uma muda preparada desde o início, sendo assim a melhor solução para formar um Hokidashi será a partir da semente. Porém existe a possibilidade de encontrarmos uma muda de viveiro ou um bom yamadori com todas essas qualidades, mas a tarefa não será necessariamente fácil.

Mudas do primeiro ano

● Plante as sementes com a ponta para baixo, para que a raiz principal nasça bem na vertical.
Cubra as sementes de cerca de 1 cm mistura.
Depois germinadas aguarde até que a planta tenha um par de folhas e que no centro das mesmas surjam os primeiros botões, assim como no desenho a seguir, esta é hora de transplantar. Ao mesmo tempo, corte a raiz pivotante deixando a no menor tamanho possível por três razões:
- É uma forma onde a pessoa não busca um forte desenvolvimento apical.
- Isso forçará o crescimento lateral das raízes contribuindo para o crescimento de brotos laterais.
- O corte da raiz pivotante poderá iniciar a formação do sistema radicular de forma estrelada, que é essencial para formar Hokidashi.


  











- Para o treinamento de pequenas árvores coloque-as em pleno sol durante alguns dias e depois em outro local na sombra parcial durante 10 dias.


- O substrato não deve ser muito grosso para não impedir o crescimento da raiz: areia 60%, 40% de turfa, ou terra vegetal ou substrato pronto para mudas.
- Comece a fertilizar apenas após um mês do transplante e durante os meses de crescimento vegetativo como primavera e verão.
 

 
A) O tronco tem um ramo.
Cortar o tronco, deixando três ou quatro folhas. Este tamanho oferece a primeira divisão em dois ou três troncos.
B) O tronco tem dois ramos.
Corte em duas ou três folhas para obter divisões adicionais.
 
C) O tronco tem três ramos ou mais:
Retire o que considerar mais fraco mantendo apenas os dois ou três mais fortes.
Mantenha a fertilização. Quando os galhos encontrarem-se parcialmente liquidificados (amadurecidos) corte-os deixando apenas dois ou três pares de folhas para que comece a divisão e ramificação dos galhos


SEGUNDO ANO

▪ Continue o processo de corte e deixe crescer, ou seja, quando os novos galhos que brotaram dos cortes anteriores estiverem parcial ou totalmente liquidificados, corte deixando novamente dois a três pares de folhas.
▪ Continue a fertilização nos meses de crescimento vegetativo.
▪ Faça isso até o final do verão e, simultaneamente, remova os galhos em excesso em cada bifurcação. Muito importante para que você possa admirar a sua estrutura no inverno (em árvores de folhas caducas = que caem no outono e inverno).
 
 
TERCEIRO ANO

▪ Em plena primavera, faça uma poda baixa nos ramos principais visando melhorar a estrutura de ramificação.
▪ Haverá uma formação de gemas em muitos cruzamentos, selecione dois por broto.
▪ O tamanho final dos ramos ao término do verão deverá ser idêntico ao segundo ano.



QUARTO ANO

▪ Um pouco antes da brotação de primavera, ou seja, ao final do inverno transplante para um vaso de bonsai.
▪ O vaso de bonsai por ser raso provocará um melhor desenvolvimento das raízes laterais (nebari)
▪ Pode as raízes em 1 / 3, outros 2 / 3 dependendo da espécie. Estude a espécie que está desenvolvendo, pesquise por matérias e informações específicas sobre cada espécie.
▪ Faça uma mistura de substrato na proporção da espessura do vaso
▪ Forneça uma quantidade moderada (meia dose da recomendada pelo fabricante) de fertilizantes porque você tem agora ramificações finas, não queremos mais que a planta continue a crescer, mas apenas que se mantenha saudável.

QUINTO ANO

▪ O estado da ramificação se torna cada vez mais fino devido as podas sucessivas.
▪ Faça podas de tamanhos diferentes e podas de desbaste, ramificando, dando forma à medida que cresce a árvore.
▪ Transplante a cada dois ou três anos, dependendo de cada espécie. Observação: esse tempo entre transplantes também aumenta de acordo coma idade da planta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: