segunda-feira, 20 de junho de 2016

Mamadeira ou chão? 

 A melhor maneira de engrossar plantas ou talvez a mais rápida é plantá-las no chão, porém nem sempre isso é possível, principalmente para quem mora em grandes cidades, onde hoje em dia se torna cada mais escasso o espaço livre sem construções, casas com quintais e chão de terra sem pisos.

  Nesses casos talvez a melhor opção seja, a famosa mamadeira, que se constitui de duas partes, sendo uma das partes um escorredor de plástico, desses utilizados em cozinhas para escorrer macarrão. E outra parte de uma bacia com no mínimo duas vezes o tamanho/volume do escorredor.

O porquê que deve ser usado o escorredor, ou seja, quais as vantagens?

Primeiro:   Você otimiza um espaço que muitas vezes não temos para desenvolvimento das plantas. "Digamos" quem mora em grandes cidades, nos dias de hoje, normalmente não temos um pedaço de terra sequer no quintal para plantar.

Segundo:   Facilita o controle de pragas, pois é muito mais fácil você inspecionar e observar  uma planta na bancada e do que fazê-lo no chão.

Terceiro: Facilita a separação desta planta das demais do plantel quando necessário.

Quarto: Facilita o transplante da planta quando necessário, devido a grande quantidade de raízes finas formadas no escorredor. Bem, essas são algumas das vantagens.

O que ocorre no escorredor?

Quando você planta no escorredor, o substrato a ser utilizado deve ser bem drenante, pois além de não encharcar irá proporcionar grande aeração das raízes, o que trará um melhor desenvolvimento destas.

Por que as raízes desenvolvem melhor?

A grande aeração que é proporcionada no interior do escorredor devido ao substrato leve utilizado e principalmente aos furos por toda a lateral e fundos, faz com que as raízes se reproduzam em grande volume. Outro motivo é o fato de as raízes finas serem fotossensíveis, então quando essas raízes chegam nos orifícios do escorredor, a luz solar, "digamos", provoca uma irritação e suas extremidades queimando -as e  provocando assim uma subdivisão destas, isso em processo um constante.

Por que o nome mamadeira?
O nome se deve a fato de que o conjunto completo dar exatamente essa sensação, de quê a planta está mamando em uma fonte mais rica em nutrientes, que tanto pode ser a bacia ou mesmo o chão (terra) onde é colocado escorredor com a planta.
A parte que ficará em contato com esse substrato mais rico, será a parte de baixo do escorredor  e portanto ficará protegida da luz. Consequentemente as raízes finas conseguirão penetrá-lo e começarão a se desenvolver nele, ou seja, a planta se alimentará também dos nutrientes existentes nesse novo substrato, mamando nele, daí o nome mamadeira. Por isso aconselha-se que esse substrato seja bem rico, para que a planta tenha acesso a mais nutrientes e engorde mais rápido.
Então se conclui que a mamadeira na verdade não é o conjunto, mais sim a bacia ou mesmo o chão (terra) de onde a planta vai retirar a maior parte dos nutrientes.

Quando unir as duas partes do conjunto?

Você montar todo o conjunto de uma única vez? Não, o primeiro passo e plantar a planta escolhida no escorredor. O segundo passo é observar o momento em que as raízes finas começam a aparecer nas laterais e principalmente nos fundos do escorredor. Isso pode levar alguns meses, principalmente dependendo da espécie.


Aí sim o terceiro passo, só nesse ponto, com as raízes já despontando pelos orifícios do escorredor, você deverá uni-lo a mamadeira, apenas colocando o escorredor sobre o substrato da mamadeira. Você não deve enterrar esse escorredor no substrato da mamadeira, afunde-o no substrato apenas entre 2 e 3 centímetros para proporcionar uma melhor fixação dos conjunto.


Março de 2012










Agosto de 2015

Como compor o substrato do escorredor e da mamadeira?

Cada bonsaísta tem sua mistura preferida, portanto vou descrever aqui a minha mistura.

Escorredor: Terra de barranco ou substrato pronto (desses encontrados em gardens), casca de pínus moída, carvão vegetal moído (em pequenos pedaços), caco de telha moída, argila expandida 0500. A proporção depende da espécie a ser plantada. Coloco uma quantidade maior de material orgânico para frutíferas e uma quantidade menor de material orgânico para juníperos e coníferas. O carvão vegetal, costumo utilizar em torno de 5% A 10% do total, para qualquer proporção dos outros elementos.
Ex: Frutifera – 50 a 60% de substrato ou terra de barranco, 10% de casca de pínus, 5% de carvão vegetal e o restante (35%) caco de telha e argila expandida 0500.

Mamadeira: Substrato pronto ou terra de barranco, caco de telha e argila expandida, esterco de gado curtido (também encontrado em gardens).

Acrescento o esterco de gado ao substrato já preparado em uma quantidade em torno de 50% do volume total, ou seja, 2 partes de substrato para 1 de esterco.

Manutenção do conjunto escorredor e mamadeira

As regas e adubação do conjunto devem ser realizadas normalmente, como se planta estivesse em um vaso comum.
Você deve adubar tanto o substrato do escorredor, como o da mamadeira. Nesse caso você deverá utilizar o adubo de sua preferência.

Mas por que adubar também o escorredor?

Você deve pensar:  A mamadeira já não tem nutrientes suficientes para alimentar a planta e engordá-la? Não é essa a função dela?
Sim, e justamente por isso você deve adubar também o escorredor. Com o tempo o escorredor se tornará pobre em nutrientes e com isso irão diminuir drasticamente a quantidade de raízes finas, que por esse fator irão se formar apenas na mamadeira.
Porém, não é o que desejamos, se pensarmos que um dos motivos de utilizar a mamadeira é justamente facilitar o transplante futuro dessa planta para um vaso. Para isso, teremos que ter uma grande quantidade de raízes finas nesse escorredor, a fim de não corrermos, ou ao menos diminuirmos, os riscos de perder a planta após o transplante. Então para que essas raízes se formem e se mantenham vivas precisamos alimentá-las. Na verdade não as estamos alimentando, mas sim dando a elas uma função, que é levar esses nutrientes para a planta, é a lei “do uso e desuso”, o que não se utiliza, se atrofia.
O mesmo ocorre com a mamadeira, devemos repor os nutrientes através da adubação.
As informações que tenho até o momento é de que o sistema de mamadeira foi utilizado de forma pioneira no brasil pelo mestre Osamu Hidaka.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: