quinta-feira, 16 de junho de 2016

Muda, Bonsai ou Pré Bonsai?

Um dos grandes problemas para quem está começando na arte é saber diferenciar o que é uma muda, o que é um pré-bonsai e o que é um bonsai.Além de muitos não saberem diferenciar, também não sabem avaliar a planta a qual estão interessados.
O que diferencia uma muda de um pré ou de um bonsai é o fato de ela não ter sido trabalhada de nenhuma forma para ser um futuro bonsai, seja com podas, com aramações ou tracionamento. A idade da planta não a eleva ao grau de pré-bonsai.
Uma muda por si só terá o valor reduzido em relação a uma planta já com algum trabalho. Claro que esse valor será influenciado pela procedência, pela raridade e grau de dificuldade de sua aquisição ou produção.

Cuidado! Tem muita gente passando gato por lebre.

Isso não quer dizer de forma alguma que você não deva adquirir uma muda, mas compre-a de forma consciente, ou seja, compre-a sabendo que é uma muda e não um pré-bonsai ou bonsai.

Já um pré-bonsai é uma planta já com algum encaminhamento para um futuro bonsai, independente do estágio em que o trabalho se encontra ou mesmo da idade desse pré-bonsai.
Aqui a valorização também depende diretamente da procedência e raridade, além dos fatores idade, artista, estágio do trabalho e potencial da planta.


Leve em consideração também a qualidade das plantas colocadas à venda pelo fornecedor e lembre que plantas bem selecionadas dizem muito sobre o cuidado e trabalho que o atual proprietário teve para adquiri-las. É preferível ter qualidade do que quantidade. 

Lembre-se também, todo esse cuidado tem um custo, não apenas para aquisição do pré bonsai ou muda que esse bonsaísta irá trabalhar para transformar em um pré bonsai, mas também o custo do seu conhecimento. Belos bonsais requerem boas e escolhas e muito conhecimento para isso quando ainda mudas ou prés bonsais.

E o bonsai? Bem o bonsai é um caso a parte. “Como assim?!” Alguns dizem que um bonsai precisa ter um mínimo “X” de anos para ser considerado um bonsai. Porém a idade da planta pode ser mascarada. Um bom artista consegue isso com certa facilidade usando técnicas para dar uma aparência mais envelhecida ao exemplar.

Além de que, um bonsai é muito, “mas muito mais difícil de conseguir”, porque dificilmente um bonsaísta se desfaz de seu trabalho de anos.

O valor de um bonsai é inestimável. Pode-se até colocar um preço, mas "preço e valor" são coisas bem diferentes e nunca deverá se comparar um exemplar com outro para fins de tabelar o preço.

Cada planta tem uma história e uma nunca, mas nunca mesmo será igual à outra e sempre será uma tela em constante mudança. Diferente de uma pintura, um bonsai nunca se congela no tempo, sempre estará em constante mudança.


Um bonsai é uma “Arte Viva” é a “Arte de uma Vida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: