quinta-feira, 3 de março de 2011

Estilos

Estilos usados para orientação na formação de um Bonsai
Muitos são os estilos usados para orientação dos artistas nessa arte e destes muitos são os subestilos, ou seja, muitas são suas derivações. Porém todos derivam de dois grupos: árvores de tronco único e árvores de troncos múltiplos.
Vamos observar aqui alguns destes estilos e suas derivações.

1. Tronco Vertical
É um estilo onde o tronco ergue-se verticalmente do solo a partir de um sistema radial de raízes, como os raios de uma roda de bicicleta. Na natureza ocorrem com árvores que nascem isoladas em terrenos pouco acidentados.
Sua copa em formato cônico, ou seja, triangular tem como principio a formação de seu primeiro galho ou pernada no primeiro terço da altura da árvore e seus demais galhos formam-se subsequentemente de forma alternada e diminuindo de comprimento até seu ápice.
Olhando-se a planta de frente têm-se a impressão de uma escada onde os galhos ou pernadas como também são chamados em planos horizontais ou levemente inclinados para baixo, imitando a forma natural em que o crescimento da árvore acontece.
1.1. Chokkan
Ereto formal, árvore de tronco reto, com varias pernadas distribuídas em seu redor.Este talvez seja o mais clássico de todos os estilos e dele derivam muitos outros.

Chokan - Ereto Formal
1.2. Hokidashi (Vassoura)
Hokidashi (nome em japonês) – Árvore de copa redonda, normalmente com o tronco reto e sua galhada se espalha de forma radial porém se desfolhado lembra um leque japonês. Sua obtenção se torna mais difícil, pois para um bom resultado e necessário atentar em muito para uma boa formação de galhos secundários e terciários. Podemos vê-la na natureza em várias espécies e locais (ex: laranjeira).
Existem duas variações: A primeira é quando todos os galhos nascem,  praticamente, no ponto mais alto do tronco. Já a segunda é quando existem galhos nascendo em diferentes alturas próximas ao topo do tronco.


Hokidashi - Vassoura
1.3. Chorão
Como derivado do estilo tronco vertical, podemos ter também o estilo chorão, sendo que o chorão também se encaixa em outras classificações. Seus galhos caem em uma forma suave, podemos encontrar na natureza como forma natural o Salgueiro-Chorão.

Chorão
1.4. Shakan – Tronco Inclinado
São árvores que apresentam o tronco, mais ou menos reto, mas descentrado do seu eixo, ou seja, inclinado.
Na natureza as árvores podem tomar esta formação devido a ventos constantes em uma só direção ou quando a árvore nasce abaixo de outras árvores mais velhas que lhe fazem sombra, forçando a nova muda a procurar por um lugar ao sol e ter seu pleno desenvolvimento. Normalmente utiliza-se uma inclinação entre 30 a 45 a graus, podendo ser o tronco principal levemente sinuoso ou reto. O equilíbrio geral da composição deve ser obtido com a exposição de raízes fortes principalmente no lado para o qual o tronco encontra-se inclinado diminuindo assim a sensação de instabilidade e fragilidade da planta. A disposição dos primeiros ramos que devem estar inclinados da linha horizontal para baixo.

Shakan - Tronco Inclinado
1.5. Moyogi – Tronco sinuoso
Na natureza encontramos diversas árvores de troncos sinuosos, fato este devido aos várias intempéries da natureza tais como, ventos, chuvas, iluminação, umidade entre outros. Na arte do Bonsai a este estilo é dado o nome de Moyogi, sendo um dos mais utilizados, justamente por dar a árvore uma maior impressão de maturidade e luta por sobrevivência passando a visão de planta de muita força e respeito.
Para este estilo podemos ainda ter algumas variantes com formas mais elegantes, curvas suaves e altura a ser levada em consideração sendo ainda vista por alguns bonsaístas devido a sua forma mais alongada e delgada como um estilo mais feminino.
Podemos ainda ter plantas com pouca curvatura dando a impressão de um “S” e curvas suaves.
Sinuoso torcido com marcas dadas pelo tempo, tais como “Jins e Sharis” onde formam-se partes de madeira exposta e morta.
Sinuoso Tortuoso com curvas mais drásticas e marcantes ao longo do tronco.
Sinuoso Tentacular, ou seja, parecido com tentáculos. Neste estilo os galhos que servem de estrutura principal da planta são grossos e podem partir rente ao solo ou um pouco acima deste, formando uma espécie de tentáculos.

Moyogi - Tronco Sinuoso
2. Raízes em Evidência
Neste estilo fica bem visível a preocupação do artista em demonstrar a ação do tempo sobre a sustentação da planta.
2.1. Neagari - Raízes Expostas
Baseado na natureza dos manguezais ou zonas onde existem efeitos das marés, onde nesses locais a maior parte das plantas tem suas raízes desnudas e visíveis acima do nível do solo.

Neagari - Raízes Expostas
2.2. Sekijojo - Raízes sobre Pedra
O nascimento de uma árvore em pequenas bolsas de terra entre as rochas, provocam durante seu crescimento a necessidade da busca de umidade e nutrição em outros terrenos férteis. Suas raízes então crescem por vãos da rocha até encontrar um solo que provocará o seu engrossamento. Raízes grossas que abraçam a rocha mostra claramente a longevidade da árvore.

Sekijojo - Raiz sobre Pedra
2.3. Ishitsuki – Raiz dentro da Pedra
Este estilo é muito confundido com o Sekijojo, porém sua diferença está no fato de o mesmo não suas raízes expostas, pois estas ficam dentro da pedra e não fora e aparente.

Ishitsuki - Tronco Duplo
3. Fukinagashi – Varrido pelo Vento
São encontrados normalmente em encostas principalmente no litoral onde ocorrem ventos fortes e predominantes em uma só direção. Suas pernadas ficam direcionadas em uma só direção e de forma paralela sendo voltados para o lado onde se encontra o menor ângulo interno do tronco. Pode ser demonstrada a ação dos ventos criando-se Jins no lado oposto, dando a impressão de galhos que tentaram ir contra os ventos e acabaram por se quebrar e secar.

Fukinagashi - Varrido pelo Vento
4. Bonsai Bunjingi – Literati
“Literati” é a palavra latim para “pessoas letradas” e este modelo de bonsai, elegante e irrepreensível, é inspirado nos quadros dos estudiosos “wenjen”, que os japoneses traduziram para “bunjingi”. O tronco deste modelo, encontrado principalmente nas costas ou em áreas onde as árvores crescem em direcção à luz, está marcado por várias curvas.
É o estilo mais sofisticado fugindo de regras e padrões. É considerado como uma pintura, um estilo simplesmente imaginado pelo artista que desenvolve com a árvore e o vaso uma obra de arte. Essas árvores de estranha forma, mas de rara beleza, são encontradas na natureza em regiões montanhosas e áridas de todo o mundo.
Este estilo surgiu entre os boémios, que cansados da rigidez dos estilos tradicionais e inspirados pelos pintores chineses “Sung do sul”, começaram a criar bonsai de linhas fluídas, ligeiras e limpas em que a
massa verde apenas tinha uma pequena representação. São bonsai em que a linha dominante é a altura e em que o vazio está muito presente.

Bunjingi - Literati
5. Han Kengai – Semi Cascata

Han-kengai – semi cascata, neste estilo é a primeira pernada que se estende para baixo, tendo um movimento dominante sobre o ápice.
Este estilo, Han-Kengai, é facilmente encontrado em precipícios montanhosos ou precipícios a beira-mar também sendo visto próximos a rios e lagos, onde a árvore avança na direção da umidade e do reflexo da luz do sol na água.
O estilo cascata é muito popular na China simbolizando árvores que se agarram a uma face do precipício onde elas são castigadas pela neve e o vento.
A regra que não deve ser quebrada é a de que o ponto mais baixo da árvore deve estar abaixo da borda do vaso mas, acima do fundo do vaso.

Han-Kengai - Semi Cascata
6.Kengai – Cascata
Kengai – Cascata, planta cujo ápice cresce para baixo, é usual verem-se árvores na natureza adquirirem esta forma quando crescem em montanhas em que o peso da neve e os ventos as fazem crescer para baixo projetando-se pela encosta da própria montanha. Tem esse nome por assemelhar-se a uma cascata de água, extremamente artístico e decorativo.

Kengai - Cascata
7. Yose-Ue – Bosque ou floresta
Faz-se com um conjunto de bonsai plantados em grupo e em número ímpar, para criar o efeito de uma floresta em miniatura.
É um estilo atraente por sua beleza quando bem composto e exige bom conhecimento da técnica para que possa representar um ambiente com muita naturalidade. As plantas devem possuir beleza individual é ao mesmo compor com as demais plantas um conjunto harmônico.

 Yose-Ue - Bosque


8. Kabudashi – Troncos Multiplos
A copa de cada tronco é trabalhado tendo em conta o conjunto, de modo que alguns troncos podem-se usar como pernadas, não sendo necessário que tenham um  ápice definido, fazendo com que a copa seja formada pelo conjunto dos diferentes troncos.
Neste estilo os troncos são  desenvolvidos a partir da mesma raíz e normalmente logo a partir do solo. Como cada tronco procura a sua própria fonte de luz, estes estendem-se em várias direções, mas o conjunto revela-se muito harmonioso.

Kabudashi - Troncos Múltiplos
9. Ikadabuki - Balsa
Ikadabuki – Balsa – Na sequência de uma intempérie, uma árvore cai, fica na horizontal. A partir dessa árvore criam-se novas raízes ficando o tronco a parecer uma raiz comum quase reta. Os ramos laterais formam os novos troncos.

Ikadabuki - Balsa
10. Sokan – Tronco duplo
Neste estilo o bonsai é formado por dois troncos a partir de uma mesma raiz dividindo-se a partir do solo ou logo acima deste. No entanto, um dos troncos mantém-se predominante.

Sokan - Tronco Duplo
11. Outras Variações de Troncos Múltiplos
11.1. Troncos múltiplos de uma só raíz
SOKAN - um tronco duplo
KABUDACHI - troncos agrupados provenientes de um único sistema de raíz.
KORABUKI - vários troncos sobre um mesmo toco em forma de casca de ostra.
IKADABUKI - são troncos formados pelos galhos de um tronco principal deitado na superfície em forma de balsa
NETSUNAGARI - vários troncos que surgem de uma só raíz, com estilos sinuosos
11.2. Troncos múltiplos (bosque)
SOJU - com dois troncos
SAMBON-YOSE - com três troncos
GOHON-YOSE - com cinco troncos
NANAHON-YOSE - com sete troncos
KYUHON-YOSE - com nove troncos
YOSE-UE - mais de nove troncos
YAMAYORI - árvores agrupadas de forma natural
TSUKAMI-YOSE - troncos múltiplos saídos de uma mesma base

12. Sharimiki – Madeira Morta
Sharimiki – planta com várias zonas de madeira morta, neste estilo mais importante que a forma do Bonsai (que até se pode incluir noutro estilo, é a quantidade de zonas do tronco mortas (shari), bem com de ramos mortos (jin), normalmente representa uma árvore bastante velha e fustigada pelas condições climáticas.

Sharimiki - Madeira Morta Exposta
13. Tanuki Bonsai – Sobre Tronco Morto
Como o próprio nome especifica, este é um estilo onde se usa como base um tronco morto onde se enlaça uma planta viva. É um estilo que causa muitas controvérsias entre bonsaístas, alguns aceitam como mais um estilo e outros não. Para leigos este estilo pode ser confundido com o estilo Sharimiki.

14. Estilos Africanos de Bonsai
Ainda não encontrei matérias específicas em revistas ou livros sobre estes estilos, então as informações aqui contidas visam mais o conhecimento da existência destas. Mesmo as informações obtidas em sites ou blogs é ainda muito escassa.


14.1. Flat Top Style
O estilo do figo silvestre pode ser considerado como uma das variações do estilo vassoura.
A característica dominante do estilo é uma silhueta tipo guarda-chuva com uma extensão total do ramo principal e copa extremamente ampla e espalmada. O aumento generalizado destas árvores é uma característica da maioria das espécies de Ficus encontrados nas regiões tropicais do mundo.
Flap top na natureza Africana

14.2. Estilo Baobá
O Baobá é uma árvore nativa que cresce nas partes mais secas da África tropical. Esta enorme árvore, por vezes de forma estranha fascina todos que a vêem.
Os botânicos descrevem o baobá como um monarca, um monstro de um mundo pré-histórico, um elefante vegetal ou uma cenoura que cresce de cabeça para baixo. Algumas tribos Africano chamam-no de árvore que foi plantada de cabeça para baixo pelos deuses.
Esta árvore não é conhecida pela sua altura, que varia entre quatorze e vinte metros, mas a sua enorme grossura. Uma grande rocha, aparentemente, uma vez que acampamos em um baobá com uma circunferência de 26 metros.

14.3. Bushveld Estilo
O bushveld (ampla região de terras selvagens na África do Sul) é uma área ampla encontrada nas partes mais quentes subtropicais da África Austral. As árvores que crescem nesta área têm características específicas de crescimento natural e, como na maioria das espécies de árvores Africanas, a estrutura do ramo é muito informal e em ziguezague. As condições de seca dificultam o desenvolvimento destas árvores, resultando em suas formas originais.
O objetivo principal do estilo é conseguir uma aparência natural e irradiam um ar de força e resistência.

14.4. Wild Style Fig
O estilo de figo silvestre pode ser considerado como uma das variações do estilo vassoura.

14.5. Pierneef Estilo
O Pierneef ou guarda-chuva aberto é uma forma exclusiva da África. O continente Africano tem a maior variedade de flora do mundo, mas a acácia domina o cenário Africano. Estas árvores com copas soberbas em semi-círculo, como guarda-chuvas abertos, inspiraram Charles a desenvolver um novo estilo Africano.
A forma guarda-chuva é uma forma espontânea e foi nomeada assim após o conhecido artista Sul Africano, Jacob Hendrik Pierneef, que retratou muitas dessas árvores em suas pinturas.

14.6. Wonderboom Estilo
O cotovelo ou estilo Wonderboom originou e, extraordinariamente grande e famosa figueira selvagem que cresce nas encostas norte das montanhas Magaliesberg, uma gama que se estende para os subúrbios da cidade de Pretória.
É comumente conhecido como o Wonderboom, o que significa árvore de maravilha, ou melhor, árvore, único.
Ao longo dos séculos, os ramos longos espalhados começaram a crescer para baixo e vieram descansar no chão como um homem velho descansando os cotovelos. Os galhos enormes, em seguida, criaram raiz e brotaram como árvores novas. Vários desses ramos, por sua vez deram origem a um terceiro círculo de árvores.
Hoje, o Wonderboom tem uma altura de aproximadamente 25 metros e um spread de cerca de cinqüenta e cinco metros. De cem mil pessoas podem se sentar à sombra desta árvore única.

15. Bankan
É um estilo considerado de inspiração mais chinesa. Lembrando o moyogi, porém as curvas do moyogi são mais suaves e no bankan são mais abruptas podendo até mesmo dar voltas sobre si mesmas, tais como uma serpentina. Também é considerado um estilo mais tipicamente comercial.

Bankan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: