terça-feira, 8 de março de 2011

Meu primeiro Bonsai

Minha primeira experiência com Bonsai

Esse blog, não tem a pretensão de ser um informativo técnico sobre a arte do bonsai, mas um ponto de encontro e trocas de ideias entre amigos. A intenção é deixar gravadas experiências individuais e em comum, informações, dicas e caminhos para servirem de um norte para os que adentram a arte e outros já com parte do caminho.
Portanto vou começar a prosa de hoje contando minha primeira experiência, ou meu primeiro contato imediato com bonsai.


                                                                       Meu Mausai

A inspiração para a prosa de hoje veio de um tópico colocado no Fórum do Atelier do Bonsai, pelo amigo Edson Trevisan, onde ele e outros amigos estão contando sua iniciação na arte.
Acredito que muitos poderão se ver nessa situação ou já terem passado por ela.
Moro em um apartamento de pouco mais de 60m², com uma varanda de pouco mais de 1.1/2 m². Minha primeira planta foi uma muda de Fícus Benjamina Variegata comprada em um supermercado. Em minha opinião da época um lindo bonsai, porém hoje sei que de bonsai não tinha nada era apenas uma muda em um pequeno prato de plástico que só de longe lembra um vaso para bonsai. Estes meus amigos é conhecido entre os amantes da arte, por um trocadilho do inverso do nome, como “mausai".
Mas só tenho a agradecer a essa pequena muda, nunca a seu produtor, pois é coautor de uma farsa, que leva muitos a desistirem da arte devido as percas das plantas muitas vezes por inanição, por não serem alimentadas ou regadas da forma correta, por informações vagas ou errôneas colocadas naquelas pequenas etiquetas que muitas vezes nem ao menos identificam a planta. O mínimo que deveria ser feito por estes senhores, era ter um site onde estivessem disponíveis as informações mais completas e corretas. Desculpem o desabafo.
Bem meu agradecimento a muda se deve ao fato de que sou muito curioso e insistente. Depois de alguns meses (2 ou 3) cuidando da planta, vi que não havia desenvolvimento nenhum e que a planta parecia opaca, sem graça. Resolvi ir à luta, comecei a pesquisar sobre o assunto, blogs aqui, sites acolá, até chegar ao Fórum do Atelier do Bonsai, onde fui muito bem recebido e onde comecei a entender um pouco mais sobre a arte, através das matérias postadas no mesmo e da troca de informações e dicas com os amigos a quem muito devo.
Após conseguir dar uma melhor qualidade de vida a meu “mausai”,... que pecado chamá-lo assim..., e diga-se de passagem está comigo até hoje firme e forte – isso já tem 3 anos - e muito fuçar no fórum, comecei a fazer estacas de tudo que era planta, encher minha varanda com um monte de vasinhos com sementes. Mal conseguia colocar o pé na varanda, minha esposa já estava querendo por me para fora. Saia para parques públicos em busca de pequenas mudas que se formam ao redor de árvores matrizes, sementes e galhos para estaquia.
Andando pelas ruas de minha cidade, ou de outras localidades, bastava passar por alguma árvore que me chamava à atenção que parava na hora para ver se tinha sementes ou então cortar alguns galhinhos, deixava até um canivete bem afiado dentro do carro, aliás, confesso, deixo até hoje.
Quando não podia parar na hora, memorizava o local e procurava tirar fotos com celular da árvore para voltar depois ou então encontrar outro espécime da mesma árvore no caminho em um local onde pudesse parar.
Azar do meu pai e da minha mãe que moram em uma casa com bom quintal, devagarzinho fui me chegando e hoje devo ter em torno de 30 plantas por lá e o pior, como trabalho meu pai às vezes tem que estar lá regando elas para mim, dando uma olhada se tem alguma praga e etc. Já estou com 3 anos de envolvimento com a arte e ainda me considero um iniciante, parece que comecei ontem. Todos os dias surgem dúvidas e corro no fórum para pedir socorro.
Bem ao longo desses três anos, me desfiz da maioria das mudas. Algumas plantei em praças e outras doei. Realmente doloroso nos desfazermos ou perdermos uma planta. Sabemos que passaremos anos até conseguirmos transformar uma semente em bonsai, mais insistimos em plantá-las.
Amigos este post tem o único objetivo de ajudar aos iniciantes a se pacientarem diante da ansiedade de obter plantas e mais plantas.
Eu sei e acredito que os amigos também como é vergonhoso fazer determinadas perguntas aos que consideramos mais experientes, nos parecem ridículas, mas se não as fizermos acabamos por desistir da arte por não conseguirmos dar nem o primeiro passo. Fiz uma busca em meus primeiros pedidos de socorro no fórum, vários post sobre como germinar sementes e o primeiro sobre uma planta, foi exatamente do meu “mausai” de fícus, apenas uma mudinha na época e eu já queria achar um estilo.
Portanto perguntem, perguntem mesmo, não se sintam constrangidos, serão muitos os que tentarão ajudar-lhes sem pedir ou desejar nada em troca.
Ainda tenho muito, mas muito mesmo a aprender, mas me orgulho de passar a outros iniciantes assim como eu, as poucas experiências que tive e como sanei dúvidas e problemas. Tenho amigos que sempre me procuram via e-mail e até via fone para sanar suas dúvidas e não tenho a mínima vergonha em dizer que procurem colocar as dúvidas no fórum quando não sei responder, mas fico todo “prosa” quando sei a resposta e sei que estou ajudando.

Donegá.

2 comentários:

  1. Demais!!
    Nossa uma luz no fim do túnel.
    POxa vida, então o que eu tenho é um mausai..tadinha da minha tuia azul.

    Bom, só sei que estou vibrando com a minha plantinha e o desejo de iniciar uma muda desde o principio está vibrando e mim.
    Preciso de uma dica de uma especie boa para o nosso clima.

    Obrigada Donegá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Li,

      É assim que a maioria dos entusiastas da arte iniciam na mesma. Não desista não, mesmo que sua primeira plantinha não se torne um bonsai como o desejado, muitas outras opções estão abertas. O importante é o estudo, pesquise muito, pergunte muito e sempre, sempre tenha em mente que esta é a arte da paciência.

      Quanto as plantas você deve pensar que não só se deve escolher por resistência, mas também pela inclinação da mesma em poder ser trabalhada como bonsai. São muitas as opções, desde plantas nativas a plantas de outros lugares do mundo, você deve optar pelas que mais agradam-lhe e pesquisar a respeito delas. Características, cuidados necessários e até mesmo por outros bonsai já trabalhados da espécie escolhida.

      As que mais adaptam-se a nosso clima naturalmente são as plantas nativas, tais como caliandras, algumas espécies de fícus, jabuticabeiras, entre outras, porém existe uma variedade enorme de plantas de outros locais do mundo que adaptam-se muito bem aqui em nosso país, alguns exemplos são: juníperus jacaré, pinheiros japoneses, alguns ácers...

      Como disse não desista e pesquise muito. Qualquer dúvida me contate.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário: