segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Estilo Chinês X Estilo Japonês

Estilo chinês e estilo japonês
Apesar de a Arte do Bonsai ser conhecida como japonesa, país que disseminou pelo mundo essa bela representação da natureza e onde teve maior desenvolvimento, sua origem é de iniciativa chinesa onde os palácios de imperadores já eram cercados de jardins monumentais desde vários séculos antes de Cristo o que fez que desenvolvimento da e gosto pela jardinagem desse início ao cultivo de árvores em vasos, que posteriormente evoluíram para a arte do bonsai.
Em meados do século III d.C., a palavra (em chinês, p'en tsai – lê-se pun-sai) aparece impressa pela primeira vez em escritos chineses. Em meados do século VII é publicada a primeira obra chinesa dedicada a essas árvores em miniatura cultivadas em vasos.
A palavra bonsai em japonês como grande parte da escrita oriental é formada por dois ideogramas: bon, que significa bandeja ou vaso raso e sai, que quer dizer plantar, cultivar.


O bonsai na China (penjing)
O cultivo de bonsai foi levado ao Japão no século XII e assim como no idioma que sofre mudanças em diferentes países e regiões a arte passou por um processo de diferenciação ganhando características estéticas diferentes na China e no Japão.
O bonsai chinês passou então a ser chamado de penjing (paisagem na bandeja).

Principais diferenças entre bonsai na China e no Japão 

Na China
- Árvore comum, sem uma simetria rígida, mas com equilíbrio.
- Formato livre, tendendo ao triangular.
- Podem ser usados adornos como estatuetas, pontes etc.

No Japão
- Árvore simetricamente perfeita, idealizada e projetada.
- Forma exata com estilos definidos, mais próxima do triângulo.
- O uso de adornos é condenado, a árvore deve ser o único foco da atenção, ou seja, nada deve chamar mais a atenção que o próprio trabalho do artista sobre a natureza.

Diferenças entre o Bonsai comercial e o bonsai artístico
A diferenciação entre bonsai comercial (produzido em larga escala) e o bonsai artístico (mais bem trabalhado e com estilo mais refinado) existe em todo o mundo, mas é muito mais evidente na China.
- Bonsai comercial: Troncos grossos com preço relativamente baixo (preço x tronco). Produzidos em grande escala, não existe uma preocupação com o acabamento da estrutura, apresentando defeitos como grandes cicatrizes de podas drásticas e galhos cruzados. Porém com paciência e conhecimento o custo benefício pode ser algo a ser levado em consideração.
- Bonsai artístico: O bonsai na China tem padrões de estilo e estética diferentes do que se vê no bonsai japonês sendo mais exótico. Não existe a simetria quase matemática do bonsai japonês, mas conservando a visão muito pura da natureza que inspira as formas.

Minha Opinião
Particularmente gosto mais da liberdade de expressão permitida no estilo chinês, o bonsai japonês tem seu valor e sua beleza toda própria, porém a simetria matemática não me parece algo tão natural (opinião estritamente particular), criando com isso inclusive clones de árvores, todas se tornam muito parecidas dentro de cada estilo. O valor japonês a meu ver está na paciência e no desenvolvimento de técnicas apuradas na obtenção de boas plantas e na condução e desenvolvimento destas. Muito nos é útil nos dias de hoje todas as técnicas de condução e criação das plantas destinadas a nossos trabalhos, tais como formas corretas de poda, desenvolvimento de mudas, forma correta de aramação e outros.
Acredito que a associação dos dois estilos é algo mais completo, o estilo clean e apurado do Bonsai japonês junto com o estilo mais ousado e exótico chinês. Com certeza podemos a nosso gosto passear entre as duas técnicas, hora trabalhando puramente o estilo japonês, hora puramente chinês e o melhor com o acesso ao conhecimento facilitado nos dias de hoje a combinação dos dois estilos.

Um comentário:

  1. Muito obrigado pela informação. Particularmente, gostei mais do estilo chinês, também - por me parecer valorizar mais a naturalidade.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário: